Vestido de noiva para a Praia: Vista-se desse sonho!

Vestido de noiva para a Praia: Vista-se desse sonho!

A peça mais importante de um casamento deve ser escolhida com critério para uma cerimonia na praia e se harmonizar com o clima e o ambiente rodeado pela natureza

Por Erika Corrêa

O vestido de noiva é um dos elementos mais simbólicos de um casamento e já representou posição social, riqueza e castidade no decorrer da História. Atualmente, não está condicionado a protocolos, mas não deixa de ser peça de desejo de muitas noivas.

Para escolher o vestido de noiva para a praia ideal, a noiva despende tempo, ainda mais que o mercado oferece uma diversidade imensa de tecidos, cores, exemplares e valores.

Numa cerimônia ao ar livre, especialmente na praia, é fundamental levar em conta algumas características que interferem diretamente na decisão do vestido como: o ambiente, o clima, o horário e o estilo da cerimônia.

O cenário terá o mar, o sol e muitas vezes os pés estarão na areia. Essa imersão na natureza não restringe necessariamente o leque de modelos, mas requer alguns cuidados especiais.

Um deles é em relação ao tipo de tecido do vestido. Como no litoral o clima costuma ser mais quente e úmido, a recomendação é usar tecidos leves, que permitam à pele respirar.

 “Uma cerimônia na praia pede tecidos leves e fluidos como: mousselines, chiffon, organza e rendas. Já os tecidos pesados como shantung, cetim Bucol devem ser evitados”, explica a estilista Marissol Ferraz, que confecciona vestidos de noiva exclusivos, sob medida, e ainda trabalha com aluguel de peças na cidade de Ubatuba, litoral norte paulista.

Vestido de noiva para a Praia
Vestido em alça fina, bordado em renda com motivos de galho e mini flores, fundo blush e uma leve cauda

Outra característica muito importante quando o tipo de tecido deve ser escolha do modelo mais adequada para a praia. “Um vestido para a praia precisa ter um caimento que não limite o movimento da noiva”, esclarece Danielli Garcia, proprietária da My Dress Floripa, loja especializada em aluguel nupcial, em Florianópolis. “Não aconselho os vestidos muito estruturados ou o modelo sereia, já que seguram os movimentos das pernas. Tecidos esvoaçantes como o tule dão uma sensação de movimento perfeito para o ambiente praiano”, explica.

O micro tule oferece leveza e movimento para uma festa e cerimônia pé na areia. Modelo My Dress Floripa

O corte império é um modelo romântico muito usado pelas noivas que se casam na praia. De origem da alfaiataria da corte francesa nos anos 1800, esse modelo ganhou design contemporâneo nas mãos de estilistas atuais. Sua modelagem é mais ajustada no busto (não muito apertado) em tecido liso ou drapeado, da qual nasce uma saia fluida, única ou em várias camadas. O modelo traz um toque de feminilidade e conforto para as noivas, sem perder a sofisticação necessária à ocasião.

Vestido de noiva para a Praia
O corte império em tecido de crepe Georgette tem textura fluida, trazendo conforto e harmonia à atmosfera praiana. Modelo My Dress Floripa.

Pedrarias, bordados e pérolas também podem ser usados de dia na praia. “Madrepérolas, mini pérolas e pedras naturais combinam muito com o clima da praia, ainda mais aplicados sob a renda. Já pedras muito exageradas e strass devem ser evitadas”, aconselha Marissol. “O ambiente natural sempre pede algo mais delicado. Alças finas, mangas leves e transparentes, fendas nas saias e decotes são muito bem-vindos”, conclui. 

 Comprimento, e agora¿

Curto ou longo tudo é possível na praia, desde que se respeite a personalidade da noiva.  Em geral, as noivas mais despojadas e modernas levam muito bem um modelo curto sem perder o charme.

Vestido midi de zibeline é escolha ideal para a praia em cerimônias mais descontraídas, sem perder a elegância. Modelo My Dress Floripa.

Mas quando a palavra é requinte, o longo parece a melhor opção. “Se o casamento for mais intimista um modelo curto cai bem, mas eu ainda apostaria no longo para uma data tão especial”, comenta Marissol.

O comprimento ideal para um modelo longo é o tecido acabar rente ao chão, tocando a parte de cima dos dedos dos pés. “Nem arrastando  nem mostrando os pés para não parecer que a noiva pegou um vestido emprestado sem ao menos levar na costureira para os ajustes”, adverte Danielli, da My Dress Floripa.  

Rente ao chão, a renda acrescenta romantismo ao casamento ao ar livre ao redor da natureza. Modelo My Dress Floripa.

Cauda

As noivas que sempre sonharam com um vestido de noiva com cauda não precisam abandonar o modelo só porque escolheram a praia como o local do evento. A tática é usar uma cauda removível, retirada após a celebração ritualística. Se a entrada da noiva for na areia da praia, é importante a decoração usar um deck, tapete ou esteira. Retirar a cauda após a cerimônia também evita que ela passe toda a festa suja de areia e muitas vezes molhada da água do mar.

Imagem de Faruk Akçam por Pixabay

Nem sempre o branco foi a cor predileta para os vestidos  

O branco continua sendo a cor clássica usada nos vestidos de noiva, com variações nos tons off White e nude. Mas essa tradição ocidental só se popularizou no século 19.

Na Idade Média, por exemplo, a cor que prevalecia nos trajes nupciais era o vermelho.  Até porque o tecido vermelho era bem mais caro na época e as noivas pretendiam demonstrar a riqueza da família com seu traje nupcial.

“A Noiva Judia”, de Rembrandt. Acervo.

De acordo com historiadores, o vestido branco foi impulsionado pela Rainha Vitória da Inglaterra. Ela se casou em 1840 com um modelo feito em cetim branco debruado de flores de laranjeira.

O casamento da Rainha Vitória em 1840. Crédito: Royal Collection. Fonte: Wikimedia commons.

A partir do 19 o padrão luxuoso, que existia desde a Idade Média, foi substituído por um padrão mais discreto que valorizou a pureza de caráter como a maior qualidade da noiva. Assim, projetou-se sobre a cor branca o símbolo da inocência virginal da noiva. Acrescentou-se a este traje ainda um véu branco e transparente como símbolo da sua castidade.

O casamento da Rainha Vitória em 1840. Crédito: Royal Collection. Fonte: Wikimedia commons.

Essa representação de pureza do branco está aquém das noivas contemporâneas. Todavia a cor continua prevalecendo como a predileta nas cerimônias.

Sob medida, pret-à-porter ou alugado.

O preço de um vestido de noiva também depende da sua confecção, ou seja, se ele será feito do zero, sob medida, se será comprado pronto (pret-à-porter) ou ainda se será alugado.

Um vestido confeccionado por um estilista renomado ou de uma grife famosa custa atualmente entre dez a vinte mil reais – marcas de luxo ultrapassam esse valor.  

A vantagem de se optar por uma confecção do zero é contar com curadoria do profissional durante todo o processo e poder se inspirar em muitos modelos. Dependendo do profissional contratado e dos tecidos escolhidos é possível ainda fazer um vestido de noiva sob medida com cerca de dois mil reais.

Comprar um vestido pronto também é uma boa opção, pois há muitas lojas que oferecem várias provas do vestido e já incluem os ajustes, o frete e a lavagem a seco no preço final da peça. Uma vantagem é poder recuperar parte do investimento financeiro com a venda do vestido após o casamento.

Todo em lurex, o modelo inspirado no vestido usado pela princesa Diana na premiere de 007 – licença para matar, 1985. My Dress Floripa.

Para quem quer economizar ainda mais, o aluguel é uma ótima opção, além de ser uma atitude sustentável. “Como a peça será usada uma única vez, você evita o desperdício de recursos envolvidos na produção”, cometa Marissol, que trabalha com 80% de tecidos deadstocks e desenvolve peças upcyling – reutilização de tecidos para criar uma nova peça.

Com tecidos deadstocks e técnica upcyling é possível recriar uma linda peça para o Grande Dia. Modelo Marissol Ferraz.

Para as noivas que não querem se casar com um um modelo já usado, é possível ainda contar com o serviço “primeiro aluguel”. Contudo, o valor será um pouco maior do que as locações convencionais. Na loja My Dress Floripa, em Florianópolis, é possível encontrar modelos para alugar entre R$ 540,00 a R$ 740,00.  

Mundo das celebridades na praia

O casamento pé na areia também é tendência entre músicos, modelos, influencers, atores e outras celebridades brasileiras e estrangeiras

Gabriela Pugliesi

A digital influencer fitness Gabriela Pugliesi trocou alianças com Erasmo Viana em uma pousada na praia de Trancoso, na Bahia. O seu vestido foi assinado por Lethicia Bronstein e inspirado nas espumas das ondas e nas redes de pescadores.  

Gabriela Pugliesi
Gabriela Pugliesi – Reprodução Rede Social
Isabeli Fontana

A modelo Isabeli Fontana se casou com o cantor Di Ferrero em um resort nas Ilhas Maldivas. Seu vestido foi feito sob medida pela marca beachwear Água de Coco. O modelo foi um naked dress off White, uma mistura de biquíni (top + hot pants) com vestido de alta-costura com  tule transparente. Ainda bordado com dez mil cristais Swarovski.

Isabeli Fontana
Isabeli Fontana – Divulgação
Camila Queiroz

A atriz Camila Queiroz optou por um casamento pé na areia repleto de luxo em Jericoacoara, no Ceará com o ator Kleber Toledo. Camila usou um vestido branco feito sob medida com decote ombro a ombro, tule e 461 flores confeccionadas à mão aplicadas no tecido.

Camila Queiroz
Camila Queiroz – Divulgação

Vestido de noiva para a Praia

Serviço

  • Ateliê Marissol Ferraz

@marissolferrazatelier

Rua 9 de julho, 54 barra da Lagoa

Ubatuba, São Paulo

@mydressfloripa

Rua Senador Milton Campos, 265

Florianópolis – Santa Catarina.

Foto do Destaque

Ester Sathler Fotografia


Erika Corrêa
Author: Erika Corrêa

Erika Corrêa é jornalista a mais de 25 anos, atuou na grande impressa nos jornais O Estado de São Paulo, Folha, Diário do Comércio, Valor Econômico, Abril e Revista Vogue, dentre outras publicações. Atualmente é proprietária do Lemondrop Buffet, especializado em eventos e casamentos no litoral norte Paulista.

Deixe um comentário